quinta-feira, 28 de abril de 2011

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O ESPINHO NA CARNE DE PAULO

E, para que não me exaltasse pelas exelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber,um mensageiro de Satanás, pra me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Corintios 12.7-9.


1°. O que era o espinho?
      
       Espinho na carne é usado no Antigo e novo testamento como ilustração, e nenhuma vez na Biblia como figura de enfermidade. Está em Número 33.55, Mas se não lançardes fora os habitantes da terra de diante de vós, os que deixardes ficar, vos serão como espinhos nos vossos olhos, e como abrolhos nas ilhargas, e vos perturbarão na terra em que habitardes.
       Espinho nos vossos olhos ilustrava os habitantes de Canaã.
Em Josué 23.13: Sabei com serteza que o Senhor vosso Deus não continuará a expulsar estas nações de diante de nós; porém elas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais desta boa terra que o Senhor vosso Deus vos deu.
Aqui também refere-se às nações pagãs de Canaã.(os cananeus) Em ambos os casos, os espinhos eram personalidades.

2°. Qual o propósito do espinho?

      Esbofetear. A enfermidade jamais poderia golpear uma pessoa com muitas bofetadas, tão pouco esbofetear uma pessoa, mas a obra hostil de um anjo do diabo cabe nesta descrição.
       Paulo usa esta metáfora, pelo sofrimento e persequição por causa do evangelho.
As bofetadas
Veja:Atos 9.23,26-29; 13.6-12, 44-52; 14.1-19; 16.12-40; 17.1-14; 18.1-23; 19.23-41; 20.3 
1°Corintios 4.12,13; 2º Corintios 12.10.
       Qem, a não ser o anjo de Satanás, pode ser responsável por todos esses sofrimentos. Obviamente, não podia ser a visão deficiente, porque os seus olhos foram curados de cegueira. (At. 9.18).

3° Por que foi enviado a Paulo?

       Para que ele não se exaltasse pelas excelências das revelações. 2° Corintios 12.7, 9-10.

A palavra fraqueza é traduzida da mesma palavra grega que Paulo usa em Romanos 8.26; Hebreus 11. 34; 2° Corintios.12.10

                                                                     NIVALDO ALMEIDA PEREIRA

Um comentário:

  1. COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE JOÃO
    A PALAVRA TORNOU-SE CARNE
    1 No principio era o verbo, e o verbo estava com Deus.
    No principio: No principio criou Deus os céus e a terra.(Gn 1.1). Os gregos usavam o termo não apenas no tocante à palavra falada, mas também em referência à ainda na mente, sem ter sido proferida - a razão. Quando a aplicavam ao universo,referiam-se ao principio racional que governa todas as coisas. Os judeus, por outro lado, usavam-na como meio de se referir a Deus. João, portanto, empregou um termo significativo tanto para os judeus quanto para os gentios, com Deus. A Palavra era distinta do Pai, era Deus. Jesus era Deus no sentido mais pleno. No prólogo(1-18)inicia-se e termina com uma afirmação altissonante da sua divindade.No passado eterno, Cristo estava com Deus, Ele é chamado ho logo. Jesus é a palavra revelatória de Deus. O verbo já existia na eternidade que Deus possui. A qualidade da palavra estava em comunhão com Deus, tudo na pessoa de Cristo.

    Na frase grega falta o artigo definido,e, no entanto, seu significado é inconfundivel. Se em grego levasse aqui o artigo definido, tenderia a indicar algum momento particular de tempo ou ``principio´´. Sem o artigo definido e dentro do contexto dos vers.1-3, a frase denota o tempo mais remoto que se possa conceber, antes da criação de ``todas as coisas´´(vers.3), antes de todo e qualquer outro ``principio´´. Isto é, a eternidade passada.

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